Os dias nublados e chuvosos clamam por bons petiscos. Por isso, não desanime e aproveite o melhor que esta estação tem para si. São 10 alimentos e algumas dicas do que fazer com eles.
Dias chuvosos, céu nublado, folhas no chão, árvores despidas. O outono está aí, mas não há razões para se sentir tão deprimido. Não é só o verão que nos oferece uma grande variedade de frutas e de produtos que fazem feliz o nosso palato. O outono também traz coisas boas para comer e para se deliciar nos longos serões à lareira. O El País enumerou alguns alimentos e nós vamos dar-lhe dicas do que fazer com eles.
As uvas
O outono lembra a arte das vindimas e não há melhor época para as comer que esta. E não dê a desculpa das grainhas, porque até já há marcas sem elas. As uvas saltam das videiras para a mesa, mas também para o copo, através do vinho. Uva branca ou uva roxa, uma fruta fresca e fácil de comer que facilmente pode levar consigo. São uma espécie de petisco. É só preciso lavar, colocá-las numa taça e voilá. Se bem que também podem servir para complementar outros pratos, é só preciso dar asas à imaginação. Experimente com uma bela salada com qualquer tipo de queijo: uma espécie de união perfeita.
Abóbora
Não, não é só porque elas são muito boas para as brincadeiras de Halloween. A abóbora é um legume saudável que pode incluir sempre nas suas sopas e nas saladas. Pode salteá-la com outros legumes e claro, apostar em fazer doce de abóbora, juntar-lhe uns pinhões ou umas nozes e acompanhar com requeijão. Uma sobremesa que certamente vai melhorar os dias mais tristonhos do outono.
Espinafres
Não é só o Popeye que precisa de espinafres, por isso não rejeite já este alimento. Dê-lhe uma oportunidade. Que tal colocá-los na sopa? Ou salteá-lo com com um bocadinho de azeite, alho e cogumelos? Sem esquecer, claro, o esparregado. Se gosta de um petisco, porque não aproveitar e utilizá-lo numa quiche para servir ao lanche. E que tal misturá-los simplesmente com alheira ou farinheira para acompanhar peixe ou carne?
Repolho
O repolho pode ser um legume talvez mal amado, mas é muito benéfico. Na sopa ele pode ser combinado de diversas formas e se gosta de cozido à portuguesa então sabe que ele pode vai faltar. Tente inclui-lo na suas refeições. Ah, e o bacalhau tem nele um dos melhores companheiros.
Castanhas
Assadas ou cozidas, em puré ou em sopa, e até nos doces, elas não podem faltar nesta estação do ano. Os vendedores de rua já andam por aí, por isso aproveite e delicie-se com umas bem quentinhas e não se preocupe em sujar as mãos. Esta é mesmo a sua forma mais tradicional, mas as receitas com castanhas são muitas. Seja em sobremesas, em pratos de carne ou peixe, nunca desiludem.
Tangerinas
Elas aparecem mais para o final do outono, doces e suculentas. São uma fruta saudável e sobretudo uma fruta da época que não deve deixar de fora da sua alimentação. Não é só boa pela vitamina C. Pode incluir a tangerina em inúmeros doces, sejam eles bolos, tartes ou sobremesas. Imagine um bolo de chocolate acompanhado de umas tangerinas em calda.
Romãs
As romãs são outro ícone desta estação. Corte a fruta ao meio, retire os pedacinhos e delicie-se. Se preferir introduza-as nas suas refeições, como por exemplo em saladas, em sobremesas saudáveis com iogurte e frutos secos. As possibilidades são infinitas.
Marmelo
Falar deste fruto é falar de um doce amplamente conhecido, a marmelada. A da sua avó ou da sua mãe devem ser as suas preferidas, por isso não perca tempo. Acompanhe-a com tostas ou experimente novas receitas, como por exemplo marmelo assado com canela e anis, ou cozida com pau de canela e erva-doce.
Pêras e maçãs
Fruta e mais fruta. Use e abuse, sem conta, peso e medida. Estas são duas frutas que pode comer ao natural e que pode incluir em inúmeras receitas. Sumos, batidos, sobremesas. Bolo de maçã, tarde de maçã ou de pêra. Maçã cozida, pêra assada ou bêbeda, e vice-versa. São imensas as receitas, por isso não precisa mesmo de cair na rotina.
Postar um comentário